domingo, 28 de junho de 2020

Comecei a franquia agora, mas por onde começo?

     Vejo muitos fazendo essa pergunta e alguns até acham que o Odyssey é o primeiro a ser jogado, já que teoricamente é o "primeiro da franquia" cronologicamente.

     O que os novatos tem que ter em mente é que a franquia se divide em dois tempos, o tempo moderno e o tempo histórico. O tempo moderno é o certo a se seguir cronologicamente, já que para "voltar ao passado" o personagem desse tempo deverá entrar em uma máquina chamada Animus, no qual é usada para ver o seu ancestral através do DNA do indivíduo e com isso o personagem moderno será "transportado" para o passado, inclusive poderá receber habilidades de seus antepassados.
     Vejamos um exemplo de Desmond que após os eventos do primeiro Assassin's Creed aprendeu "magicamente" a usar a visão de águia e que no segundo a Lucy chega a perguntar para ele como ele conseguiu abrir uma porta travada com senha e sem saber a senha, Desmond responde: "Não sei". O fato é que ele utilizou a visão de águia para visualizar digitais deixadas por guardas da Abstergo (Templários Modernos).

     Já que mencionei o Desmond, no primeiro game ele é raptado pela Abstergo pois os mesmos já sabiam que ele é descendente de um Assassino importante e que a Abstergo estava atrás de um artefato do Éden deixado pelo Altaïr no passado.
     Agora vamos avançar um pouco na lore da franquia e vamos até o Syndicate, onde os Assassinos e Templários estão em busca de um artefato poderoso que pode curar feridas, no caso estou falando do Sudário do Éden. Neste game a gente entra no corpo de um personagem sem rosto que "volta" até o passado, mais precisamente até a Revolução Industrial para tentar descobrir onde está esse artefato e impedir que os Templários coloquem as mãos nesse artefato (se eu contar mais vai ser um spoiler).
   
     Agora irei explicar o que são esses pedaços ou artefatos do Éden, esses artefatos são itens muito importantes para a lore da franquia, principalmente para o tempo moderno, pois tanto os Assassinos e tanto os Templários modernos querem possuir esses artefatos, no caso dos Assassinos eles querem evitar que os Templários usem esses itens, pois para os Templários (Abstergo) eles só conseguirão ter a paz mundial através desses itens (não posso dizer se eles estão certos ou errados pois pode ser spoilers e acreditem, eles não só querem usar os itens só para isso... tem muito mais coisa na mente dos Templários).
     Os artefatos foram criados por uma civilização chamada Isu (também conhecidos como Primeira Civilização), esses seres viveram a muito tempo atrás bem antes do tempo histórico visto nos jogos e que eles tinham um alto conhecimento de tecnologia, até porque apesar de apresentarem "poderes mágicos", eles na verdade são tecnologias muito avançadas podendo até mexer com o ambiente ou com alguma pessoa. Em base nisso voltamos a mencionar o Desmond que foi designado (ou alertado) pelos Isus de que uma tempestade Solar iria atingir a Terra, com isso ele deverá ir até um templo Isu situado em uma certa localidade dos Estados Unidos para utilizar um artefato que irá ativar uma barreira contra essa tempestade.
     Tá, mas como que os Isus se comunicaram com o Desmond? Simples, eles gravaram mensagens para o tempo histórico (personagem desse tempo) para que o personagem moderno (Desmond no caso) visse e conseguisse atingir seus objetivos, o mesmo acontece com Layla no Origins por exemplo.

     Com isso eu completo o questionamento de muitos novatos: se quiser saber da lore terá que prestar muita atenção sobre o tempo moderno e a sua ligação com o passado, mas se quiser jogar só pra se divertir poderá jogar em qualquer ordem, mas caso contrário, jogue na ordem de lançamento, já que a ordem de lançamento está na ordem cronológica do tempo moderno.
     Também é recomendável procurar por HQs, livros e outras fontes que agreguem a lore para a franquia - lembrando que não é toda HQ ou livros que são canônicos.