domingo, 15 de novembro de 2015

Napoleão Bonaparte, revolucionário das artilharias

     O querido personagem de Assassin's Creed: Unity, representado em tantas imagens heróicas exageradas (como é o caso da imagem abaixo, colocando-o em pose aos moldes dos heróis romanos), foi de fato uma importantíssima figura da Revolução Francesa e, posteriormente, responsável pela expansão francesa, transformada em império.

Pintura reproduzida por Jacques-Louis David em 1800, atualmente encontrada no Museu da História e Arte de Viena.


       Napoleão, nascido na região franco-italiana de Córsega em 1769, provou-se um exímio militar desde que ingressou na Academia, chegando a posto de segundo tenente com apenas 16 anos. Obteve renome além dos círculos militares quando, em 1794, repeliu uma onda de monarquistas fazendo uso de canhões, no evento conhecido como 13 Vendémiaire.
     Agora um general, Napoleão escreveu o seu próprio Código Civil - utilizado até atualmente na França - e através de ousadas manobras políticas, foi nomeado Imperador em 1804. E suas expansões não ficaram apenas na teoria, assimilando ao império francês os territórios austríacos, italianos, norte-africanos, espanhóis e prussianos, deixando o grande inimigo da França na época - a Inglaterra - como objetivo final. Por sua vez, em tentativa de se invadir a Rússia, foram perdidos diversos exércitos, e Napoleão foi derrotado.
     Mas não por muito tempo. Tendo sido exilado para a ilha de Elba, conseguiu fugir através de um barquinho, de volta à França. Lá, ele estabeleceu um novo governo, chamado Governo dos 100 Dias, mas com um exército já cansado das guerras, obteve uma grande derrota na Batalha de Waterloo, na Bélgica. Dessa vez, foi exilado para a ilha de Santa Helena, onde diz-se ter sido lentamente envenenado através dos suprimentos enviados pelos ingleses.
     A história política de Napoleão foi representada com grande proeza na minissérie "Napoleão", de 2002. Ela pode ser assistida, inclusive, online, através do link > http://historiaonline.com.br/2014/06/15/napoleao-serie-de-tv-2/.

Cássio Remus de Paula
Historiador 

Nenhum comentário:

Postar um comentário