sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Animus - De onde vêm esse nome?

           O nome Animus vêm de um termo usado na psicanálise pelo psiquiatra Carl Gustav Jung e que ele também usa o termo Persona (que é o nome de outro jogo que eu nem gosto muito). Ele nasceu em 1975 na Suíça e faleceu em 1961 na mesma cidade.
           O Animus é usado no game para ver memórias de pessoas de tempos passados através de uma máquina e que já morreram tais pessoas, a primeira aparição foi no Assassin's Creed. No mundo real, Animus traduzindo do Latim significa "espírito" e que é o lado inconsciente do Homem e também há o lado feminino que se chama Anima (traduzindo do Latim: "Alma").  

           Como o foco aqui é sobre o Animus e não sobre o Anima, eu irei focar somente no primeiro. Nos games os jogadores (ou o protagonista) veem uma projeção no qual a máquina nos mostra e podemos vivenciar tempos do passado, isso não é muito diferente na vida real, já que o Animus projeta uma imagem do inconsciente, porém não é tão igual aos games, já que na Psicanálise é relacionado nas relações sexuais (não é desse tipo safadinho - tá, pode ser também) e as projeções são modeladas quando a mulher deseja encontrar ou formar o homem que ela quer. E o Animus e o Anima são passados de pai / mãe para filhos e cada um pode carregar um pouco dessas descrições em si. Também há quatro estágios ou tipos para o Animus, sendo eles:
  • 1º é a personificação da força e agilidade (é aquele que desenvolve a capacidade de combate).
  • 2º é a personificação do homem da ação (é aquele que tem a capacidade de raciocínio melhorado).
  • 3º é a personificação da condução (é aquele que tem a capacidade de ensinar).
  • 4º é a personificação é o sentido (é aquele que pode se comunicar facilmente e que pode levar mensagens através da vida espiritual). 

           Nos games podemos perceber estes passos ou evoluções nos jogos em que Desmond aparece e provavelmente Layla também irá desenvolver esses passos - de forma mais simplificada: Percebam que Desmond desenvolveu uma agilidade que passou de antepassados para ele, também desenvolveu o raciocínio no sentido de poder usar o sentido da Primeira Civilização. Os dois últimos eu não consegui pensar onde eles iam se encaixar, já que Desmond não era um mensageiro e muito menos um professor (que ensinou algo) - mas quem sabe Layla possa entrar em contato com ele através do Animus da mesma forma que Clay entrou em contato com ele no Revelations? 

 

===============================

Sobre o Persona na página Videogames: História e Cultura.

Um comentário: