sábado, 30 de junho de 2018

O Velho da Montanha

Apesar de que no primeiro game da franquia conhecemos o Al Mualin por este nome, ele existiu historicamente – claro que não era que nem no game, ele se chamava Rashid ad-Din Sinan ou simplesmente / carinhosamente “O Velho da Montanha”.
Na história ele viajava clandestinamente da Pérsia até a Síria, na franquia é mostrado que os Assassinos viajavam ou se ocultavam nas cidades para não serem vistos pelos seus grandes inimigos Templários – isso não foi diferente com Hasan, ele evitava viajar pelas cidades e sempre carregava cartas de apresentações e instruções para os Nizaris sírios. Assim como Altaïr “descansava” nos bureau dos Assassinos, o Velho também descansava em casas que para ele era consideradas seguras e longe de possíveis inimigos, em todas essas residências tinham aliados Nizaris.
Os Nizaris e os invasores Cristãos eram constantemente ameaçados por Nur-ed Din, ele foi o filho de Zengi que subiu ao trono e por volta de 1154 Damasco e quase toda a Síria era de domínio dele. Com isso, os Nizaris resolveram usar da proteção de muralhas e do castelo que ficava no alto de uma montanha da Síria. Então Sinan voltou da Pérsia e se alojou no castelo de Kahf – que era a cidadela dos Nizaris, ele iria demorar para entrar no grupo, pois na época já havia um líder – seu nome era Abu Muhammad.
Abu Muhammad havia morrido e quem sucederia a liderança seria um homem chamado Ali ibn Masud – porém alguns opositores não concordavam com essa ideia, então resolveram elimina-lo quando ele saía de um banho, ele foi brutalmente apunhalado pelas costas. Após esses eventos, Sinan assumiu o controle e a liderança dos Nizari na Síria.
Durante o “nascimento” dos Cavaleiros Templários em 1120 (alguns historiadores não concordam com essa data de origem dos Templários), houve uma morte que os abalou – o conde Raimundo de Trípoli foi morto em 1152 e com isso os Templários fizeram um ataque aos Nizaris e exigiram um pagamento de punição pelo crime, o pagamento valia 2 mil besantes, porém os Templários ficaram irados com a proposta de apoio com o rei Amalrico após de 20 anos quando pagaram a “multa” e o rei acabou concordando com a ideia, mas como os Templários ficaram irritados com isso, eles acabaram encurralando alguns Nizaris e os mataram. Almarico ficou irado e convocou o cavaleiro que era responsável pelo ataque, mas ninguém deu uma resposta para ele, mas o próprio rei foi resolver o caso – ele sitiou o castelo do responsável situado no porto de Sídon, um Templário chamado Walter de Mesnil. O rei então enviou uma mensagem para Sinan, que denunciava as ações dos Templários.
Nur-ed Din além de ser uma figura importante na área da política, ele também fez de tudo para eliminar a heresia dos Xiitas no Oriente Médio, em 1168 ele conseguiu conquistar o Egito, ele tinha guerreiros muito experientes, incluindo Shirkuh e o Salah al-Din Yusuf ibn Ayub – também conhecido como Saladinho e que inclusive aparece no Assassin’s Creed: A Cruzada Secreta. Porém Shirkuh foi morto e Saladinho assumiu o comando. Saladinho não era muito amigável com pessoas hereges, ele considerava os Fatímidas do Egito pessoas repugnantes juntamente com os Nizaris.
Saladinho era o representante de Nur-ed Din no Egito, mas em certo momento as pessoas começaram a perceber que ele governava por conta própria e do jeito dele. Ele foi até Damasco em 1174 e conseguiu assumir o controle da cidade, muitos grupos acharam que isso seria um grande risco para todos, até mesmo para os Nizaris, Então uma oferta e dinheiro foi oferecida aos Nizaris para assassinarem o comandante cruel e com a confirmação da missão, eles seguiram ao assassinato.
Em Dezembro de 1174 ou 1175 foi a primeira tentativa de assassinato no cerco de Alepo, os registros dizem que foram um grupo de Assassinos disfarçados que tentaram matar ele (ao estilo “se misturar na multidão”) mas para a surpresa dos Assassinos, a missão foi falha pois um emir de confiança que acompanhava o alvo avistou os Nizaris e deu o alarme, porém o emir foi morto, mas Saladinho ficou grato pelo sacrifício, pois agora sabia das intenções dos Nizaris. A próxima tentativa seria em 1176 quando um grupo novo de Assassinos foram para o acampamento e nem Saladinho e nem os seus soldados esperavam pelo ataque surpresa, mas quando os Assassinos esfaquearam o alvo, eles ficaram surpreendidos por causa da armadura que não foi perfurada completamente e que Saladinho só ficou levemente ferido.
Quando os Nizaris falharam e Saladinho resolveu acabar com todos eles de uma vez por todas, ele aproveitou que um grupo de antixiitas matou mais de 13 mil pessoas no território dos Nizaris e resolveu que ia atacar os territórios dos Nizaris, fazendo muitas pilhagens e matando várias pessoas. Ele queria e muito “esmagar” as forças dos Nizaris em Masyaf, tal castelo que se tornou o quartel-general dos Assassinos da Síria, apesar de Masyaf ter sido um castelo bem fortificado, Saladinho tentou invadi-lo com várias máquinas de guerras e homens, durante muitos dias ele conseguiu fazer com que levantassem o portão mas não chegaram a invadir por completo o castelo.
Infelizmente não há um relato “oficial” que explicasse do porquê Saladinho deixou de invadir o castelo, alguns dizem que um Assassino invadiu a sua cabana sem ninguém notar e Saladinho não foi assassinado e então ele viu o potencial dos Nizaris, outro relato foi de uma carta dada pelo Sinan com ameaças de morte e que isso abalou profundamente Saladinho que ele ficou com tanto medo e “amarelou”, então, Saladinho e nem os Nizaris ficaram “tretando” depois disso.
Foram muitos feitos de Sinan na Ordem dos Nizaris / Assassinos, mas em 1193 ele acabou falecendo, ele comandou um grande grupo cheio de misticismo – lendas dizem que eles usavam adagas envenenadas, se esgueiravam durante as noites para assassinar alvos e etc.

Al Mualim tem influências do Velho da Montanha.

============================================

Fonte: Livro "Assassinos: A história da Seita Secreta do Islã Medieval" de W.B. Bartlett - resumido para encaixar eventos reais na franquia.

As outras ordens da Igreja, avanço de arquitetura e vínculos com a franquia


 Na era da Idade Média (mais especificamente nas Cruzadas) existiram várias ordens da igreja, a mais famosa sem dúvidas era a Ordem dos Cavaleiros Templários que todo mundo que joga a franquia Assassin’s Creed sabe que eles são os focos dos nossos queridos Assassinos. Mas na história real, não foram somente eles a atuarem na Igreja como guardas, por exemplo no norte da Europa nas áreas Germânicas existiram os Cavaleiros Teutônicos e os Cavaleiros Hospitalários, esse segundo tiveram seus nomes originados a partir da área dos Hospitais – as missões deles eram fornecer suportes para hospitais e santuários para os peregrinos que viajavam de ou para a Terra Santa. Os Templários tinham um papel fundamental de proteger tais peregrinos nas estradas para a Terra Santa e principalmente para Jerusalém – muitos não sabem que o verdadeiro nome da Ordem dos Templários foi “Os Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão”
Os Templários foram muito importantes para a arquitetura, pois todas as construções foram baseados em formas geométricas. Apesar disso, eles eram mau vistos por algumas pessoas (provavelmente o que irei escrever logo mais deve ser a inspiração que a Ubisoft usou para criarem a sua franquia), eles literalmente chamavam as pessoas que não seguiam a Igreja e as suas “regras” de blasfemos e hereges, ou seja, na franquia eles usaram isso como base para a criação de Templários malvados e manipuladores.
Quando a Cruzada avançou no tempo, surgiu a ideia de reconstruir muitas fortificações que foram destruídas por guerras ou acidentes, construir castelos novos, pontes, aquedutos, túneis (EX: talvez os mesmos túneis que usaram no Brotherhood) e muitas outras estruturas épicas para a época.   
Os Cavaleiros Templários se familiarizaram rapidamente com a geometria dos Árabes que na visão deles eram muito sofisticados. Bernardo de Claraval (1090 ~ 1153) que era um abade e que logo mais foi conhecido como São Bernardo. Durante a Segunda Cruzada, ele tinha se envolvido em uma renovação das regras dos Templários, ele tinha um grande vínculo com eles, Bernardo usou a arquitetura Gótica baseada em conhecimentos artísticos que os Templários adquiriram de alguns Maçons que foram capturados na Palestina.
O fascínio dos Templários pela forma Vesica Piscis fez com que eles criassem o Arco Gótico – este arco era parecido com a forma original, duas esferas de cada lado (esquerda e direita) e um pilar cilíndrico no meio. Essas arquiteturas podem ser vistas nas catedrais de Canterbury e Peterborough e na Igreja Circular dos Cavaleiros Templários em Londres. Outra catedral que usou a arte Gótica foi a de Assachen, que foi construída por Carlos Magno e é de forma circular, se as pessoas olhassem de cima para baixo da construção, elas iriam ver uma Cruz Pátea – tal cruz que logo mais foi usada pelos Cavaleiros Teutônicos e mais tarde por Soldados Alemães que a chamaram de Cruz de Ferro.

A forma Vesica Piscis original.

================================

Fonte: Livro “As Origens e a História das Ordens de Cavalaria” de Kevin L. Gest – Página 136 ~ 141 no capítulo “Cavaleiros, arquitetura e projetos” resumidas para entrar no contexto da franquia.

sexta-feira, 22 de junho de 2018

A parte cânon do Odyssey

     Todo mundo sabe que o Odyssey está vindo e que o game irá disponibilizar dois personagens e que cada um vai mudar alguma coisa no enredo do game, porém a personagem feminina do game (Kassandra) será a parte cânon do game. Mas o que isso quer dizer?
     Isso quer dizer que ao escolher a Kassandra nós teremos o Modern Day e ao escolher o Alexius não iremos ter a parte do Modern Day (Ubisoft quer mesmo agradar fãs novos e fãs antigos e que se importam com o M.D). Além disso, o livro que irá ser lançado após o lançamento do game irá trazer a Kassandra como protagonista e o personagem masculino irá ser deixado de lado.


Bônus: As capas do game terão dois lados, um com a Kassandra e o outro com o Alexius e nós poderemos ficar mudando o encarte de lado.

=========================================
Fonte: Twinfinite,
Sobre o livro: AC Wikia.

terça-feira, 19 de junho de 2018

[DEBATE] A mudança radical do Assassin's Creed Odyssey

     Todo mundo sabe que a Ubisoft entrou de cabeça no mundo do RPG nos seus últimos jogos e agora com a vinda do Odyssey, ela entrou literalmente na onda do Role Playing Game e agora podemos escolher entre dois personagens e poderemos escolher opções de diálogos - que isso é uma mecânica muito comum no mundo dos RPGs.
    As múltiplas escolhas de diálogo faz com que os jogos têm vários finais e que pela minha experiência nos jogos com essa mecânica eu diria que é uma boa para a franquia ou pelo menos para este game, já que isso possibilitará vários finais e somente um será o verdadeiro e espero que tenha pelo menos dois finais diferentes, um bom e um ruim.
  • Meu palpite é que o bom, o personagem consiga completar a sua missão e a ruim ele morra no final e os inimigos consigam completar o objetivo deles (pegar algum artefato do Éden e dominar a Grécia).

     Nós poderemos escolher entre dois personagens - Alexios e Kassandra - e dizem por aí que cada um vai ter uma narrativa diferente. Isso fará com que os jogadores joguem a campanha mais de duas vezes para pegar os finais (já que o meu palpite é que tenha mais de dois finais).

    Vocês estão hypados por esse novo game? Ou estão que nem eu que sou um grande fã da franquia mas estou com um (talvez os dois) pé atrás para essa nova estória? Qual é a opinião de vocês sobre esse novo game?

OBS: Eu não estou reclamando do sistema de RPG, eu até gostei que tenham colocado isso na franquia, deu um ar de dificuldade para o universo. O que realmente me deixa preocupado é com o tempo moderno, já que é a parte importante ou era da franquia.

sábado, 16 de junho de 2018

Assassin's Creed: The Official Collection #37 - Leonardo Da Vinci

     Mais uma vez a coleção da Hachette se expande, dessa vez a empresa irá lançar uma nova miniatura e do personagem histórico mais querido do mundo, o famoso Leonardo Da Vinci que apareceu nos jogos Assassin's Creed II e Brotherhood.
     Para quem não sabe sobre essa empresa, ela é uma fabricante de miniaturas que infelizmente só distribuem as miniaturas na Irlanda e no Reino Unido. Todas as miniaturas dessa fabricante foram pintadas à mão e sempre vêm com um livro ilustrado contando a história do personagem.
    O Leonardo será lançado no dia 11 de Julho de 2018.