sábado, 30 de junho de 2018

O Velho da Montanha

Apesar de que no primeiro game da franquia conhecemos o Al Mualin por este nome, ele existiu historicamente – claro que não era que nem no game, ele se chamava Rashid ad-Din Sinan ou simplesmente / carinhosamente “O Velho da Montanha”.
Na história ele viajava clandestinamente da Pérsia até a Síria, na franquia é mostrado que os Assassinos viajavam ou se ocultavam nas cidades para não serem vistos pelos seus grandes inimigos Templários – isso não foi diferente com Hasan, ele evitava viajar pelas cidades e sempre carregava cartas de apresentações e instruções para os Nizaris sírios. Assim como Altaïr “descansava” nos bureau dos Assassinos, o Velho também descansava em casas que para ele era consideradas seguras e longe de possíveis inimigos, em todas essas residências tinham aliados Nizaris.
Os Nizaris e os invasores Cristãos eram constantemente ameaçados por Nur-ed Din, ele foi o filho de Zengi que subiu ao trono e por volta de 1154 Damasco e quase toda a Síria era de domínio dele. Com isso, os Nizaris resolveram usar da proteção de muralhas e do castelo que ficava no alto de uma montanha da Síria. Então Sinan voltou da Pérsia e se alojou no castelo de Kahf – que era a cidadela dos Nizaris, ele iria demorar para entrar no grupo, pois na época já havia um líder – seu nome era Abu Muhammad.
Abu Muhammad havia morrido e quem sucederia a liderança seria um homem chamado Ali ibn Masud – porém alguns opositores não concordavam com essa ideia, então resolveram elimina-lo quando ele saía de um banho, ele foi brutalmente apunhalado pelas costas. Após esses eventos, Sinan assumiu o controle e a liderança dos Nizari na Síria.
Durante o “nascimento” dos Cavaleiros Templários em 1120 (alguns historiadores não concordam com essa data de origem dos Templários), houve uma morte que os abalou – o conde Raimundo de Trípoli foi morto em 1152 e com isso os Templários fizeram um ataque aos Nizaris e exigiram um pagamento de punição pelo crime, o pagamento valia 2 mil besantes, porém os Templários ficaram irados com a proposta de apoio com o rei Amalrico após de 20 anos quando pagaram a “multa” e o rei acabou concordando com a ideia, mas como os Templários ficaram irritados com isso, eles acabaram encurralando alguns Nizaris e os mataram. Almarico ficou irado e convocou o cavaleiro que era responsável pelo ataque, mas ninguém deu uma resposta para ele, mas o próprio rei foi resolver o caso – ele sitiou o castelo do responsável situado no porto de Sídon, um Templário chamado Walter de Mesnil. O rei então enviou uma mensagem para Sinan, que denunciava as ações dos Templários.
Nur-ed Din além de ser uma figura importante na área da política, ele também fez de tudo para eliminar a heresia dos Xiitas no Oriente Médio, em 1168 ele conseguiu conquistar o Egito, ele tinha guerreiros muito experientes, incluindo Shirkuh e o Salah al-Din Yusuf ibn Ayub – também conhecido como Saladinho e que inclusive aparece no Assassin’s Creed: A Cruzada Secreta. Porém Shirkuh foi morto e Saladinho assumiu o comando. Saladinho não era muito amigável com pessoas hereges, ele considerava os Fatímidas do Egito pessoas repugnantes juntamente com os Nizaris.
Saladinho era o representante de Nur-ed Din no Egito, mas em certo momento as pessoas começaram a perceber que ele governava por conta própria e do jeito dele. Ele foi até Damasco em 1174 e conseguiu assumir o controle da cidade, muitos grupos acharam que isso seria um grande risco para todos, até mesmo para os Nizaris, Então uma oferta e dinheiro foi oferecida aos Nizaris para assassinarem o comandante cruel e com a confirmação da missão, eles seguiram ao assassinato.
Em Dezembro de 1174 ou 1175 foi a primeira tentativa de assassinato no cerco de Alepo, os registros dizem que foram um grupo de Assassinos disfarçados que tentaram matar ele (ao estilo “se misturar na multidão”) mas para a surpresa dos Assassinos, a missão foi falha pois um emir de confiança que acompanhava o alvo avistou os Nizaris e deu o alarme, porém o emir foi morto, mas Saladinho ficou grato pelo sacrifício, pois agora sabia das intenções dos Nizaris. A próxima tentativa seria em 1176 quando um grupo novo de Assassinos foram para o acampamento e nem Saladinho e nem os seus soldados esperavam pelo ataque surpresa, mas quando os Assassinos esfaquearam o alvo, eles ficaram surpreendidos por causa da armadura que não foi perfurada completamente e que Saladinho só ficou levemente ferido.
Quando os Nizaris falharam e Saladinho resolveu acabar com todos eles de uma vez por todas, ele aproveitou que um grupo de antixiitas matou mais de 13 mil pessoas no território dos Nizaris e resolveu que ia atacar os territórios dos Nizaris, fazendo muitas pilhagens e matando várias pessoas. Ele queria e muito “esmagar” as forças dos Nizaris em Masyaf, tal castelo que se tornou o quartel-general dos Assassinos da Síria, apesar de Masyaf ter sido um castelo bem fortificado, Saladinho tentou invadi-lo com várias máquinas de guerras e homens, durante muitos dias ele conseguiu fazer com que levantassem o portão mas não chegaram a invadir por completo o castelo.
Infelizmente não há um relato “oficial” que explicasse do porquê Saladinho deixou de invadir o castelo, alguns dizem que um Assassino invadiu a sua cabana sem ninguém notar e Saladinho não foi assassinado e então ele viu o potencial dos Nizaris, outro relato foi de uma carta dada pelo Sinan com ameaças de morte e que isso abalou profundamente Saladinho que ele ficou com tanto medo e “amarelou”, então, Saladinho e nem os Nizaris ficaram “tretando” depois disso.
Foram muitos feitos de Sinan na Ordem dos Nizaris / Assassinos, mas em 1193 ele acabou falecendo, ele comandou um grande grupo cheio de misticismo – lendas dizem que eles usavam adagas envenenadas, se esgueiravam durante as noites para assassinar alvos e etc.

Al Mualim tem influências do Velho da Montanha.

============================================

Fonte: Livro "Assassinos: A história da Seita Secreta do Islã Medieval" de W.B. Bartlett - resumido para encaixar eventos reais na franquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário