sábado, 30 de junho de 2018

As outras ordens da Igreja, avanço de arquitetura e vínculos com a franquia


 Na era da Idade Média (mais especificamente nas Cruzadas) existiram várias ordens da igreja, a mais famosa sem dúvidas era a Ordem dos Cavaleiros Templários que todo mundo que joga a franquia Assassin’s Creed sabe que eles são os focos dos nossos queridos Assassinos. Mas na história real, não foram somente eles a atuarem na Igreja como guardas, por exemplo no norte da Europa nas áreas Germânicas existiram os Cavaleiros Teutônicos e os Cavaleiros Hospitalários, esse segundo tiveram seus nomes originados a partir da área dos Hospitais – as missões deles eram fornecer suportes para hospitais e santuários para os peregrinos que viajavam de ou para a Terra Santa. Os Templários tinham um papel fundamental de proteger tais peregrinos nas estradas para a Terra Santa e principalmente para Jerusalém – muitos não sabem que o verdadeiro nome da Ordem dos Templários foi “Os Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão”
Os Templários foram muito importantes para a arquitetura, pois todas as construções foram baseados em formas geométricas. Apesar disso, eles eram mau vistos por algumas pessoas (provavelmente o que irei escrever logo mais deve ser a inspiração que a Ubisoft usou para criarem a sua franquia), eles literalmente chamavam as pessoas que não seguiam a Igreja e as suas “regras” de blasfemos e hereges, ou seja, na franquia eles usaram isso como base para a criação de Templários malvados e manipuladores.
Quando a Cruzada avançou no tempo, surgiu a ideia de reconstruir muitas fortificações que foram destruídas por guerras ou acidentes, construir castelos novos, pontes, aquedutos, túneis (EX: talvez os mesmos túneis que usaram no Brotherhood) e muitas outras estruturas épicas para a época.   
Os Cavaleiros Templários se familiarizaram rapidamente com a geometria dos Árabes que na visão deles eram muito sofisticados. Bernardo de Claraval (1090 ~ 1153) que era um abade e que logo mais foi conhecido como São Bernardo. Durante a Segunda Cruzada, ele tinha se envolvido em uma renovação das regras dos Templários, ele tinha um grande vínculo com eles, Bernardo usou a arquitetura Gótica baseada em conhecimentos artísticos que os Templários adquiriram de alguns Maçons que foram capturados na Palestina.
O fascínio dos Templários pela forma Vesica Piscis fez com que eles criassem o Arco Gótico – este arco era parecido com a forma original, duas esferas de cada lado (esquerda e direita) e um pilar cilíndrico no meio. Essas arquiteturas podem ser vistas nas catedrais de Canterbury e Peterborough e na Igreja Circular dos Cavaleiros Templários em Londres. Outra catedral que usou a arte Gótica foi a de Assachen, que foi construída por Carlos Magno e é de forma circular, se as pessoas olhassem de cima para baixo da construção, elas iriam ver uma Cruz Pátea – tal cruz que logo mais foi usada pelos Cavaleiros Teutônicos e mais tarde por Soldados Alemães que a chamaram de Cruz de Ferro.

A forma Vesica Piscis original.

================================

Fonte: Livro “As Origens e a História das Ordens de Cavalaria” de Kevin L. Gest – Página 136 ~ 141 no capítulo “Cavaleiros, arquitetura e projetos” resumidas para entrar no contexto da franquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário