segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Dicionário de navios do século XVIII

Aos jogadores de Assassins Creed IV, é importante lembrar: existiam outros navios além de escunas e fragatas. Eis uma lista referente ao século XVIII, sem incluir os tipos de navio mais comuns dos séculos anteriores:

Bergantim: Pequeno veleiro utilizado nos séculos XVIII e XIX, principalmente para o comércio e transporte em rotas pequenas. Possuía dois mastros e gurupés.
Com a necessidade de navios maiores, no final do século XVIII, surgiram Bergatins com três mastros.

Brigue: Veleiro de dois mastros e gurupés, muito utilizado no comércio.
Também era utilizado como embarcação armada, podendo carregar até vinte canhões.

Canhoneira: As canhoneiras foram empregues em várias operações durante as Guerras Napoleônicas. As canhoneiras iriam ter um papel importante na invasão de Inglaterra planejada por Napoleão. Ao serviço dos dinamarqueses foram extensivamente usadas, entre 1807 e 1814 para enfrentar a mais forte Royal Navy britânica, equipada com navios de grande porte..

Escuna: Introduzida no começo do século XVIII, com diversas funções e utilizadas até hoje.
É um pequeno veleiro de casco de madeira com dois mastros e dotados de motorização.



Fragata: Navio de guerra ágil e de fácil manobra. Seu desenvolvimento iniciou no fim do século XVI e tornou-se popular na metade do séculoXVII. Variava de tamanho entre 900 à 1700 toneladas, transportando de 36 a 72 canhões. 

Man'o'war: por vezes abreviada "man" era usada pela Marinha Real Britânica para designar um navio de guerra de grande poder militar entre os séculos XVII e XIX.

Sumaca: De origem holandesa, foi bastante utilizada entre os seculos 16 e 17 na costa norte da Alemanha e nos Mares Bálticos. Seu desenho espalhou-se por outros países, adquirindo características específicas. Embarcação de uma vela, podia carregar de 20 a 100 toneladas de carga.

Cássio

Fonte: www.brasilmergulho.com.br










 




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