Primeiramente eu devo mencionar de novo aqui que o jogo tem duas "linhas temporais" oficiais, uma é o tempo histórico e a outra é o tempo moderno, sabendo disso, você deve estar falando "po, mas é só seguir a linha temporal real, começa no Odyssey até os dias atuais, né?", na teoria sim, mas na prática é outra coisa, na verdade a história da franquia é focada no Tempo Moderno, tudo o que os personagens da modernidade fazem no Animus ou no Helix é justamente para resolver coisas atuais (a treta entre os Templários e Assassinos no caso).
Vamos pegar o caso do Desmond, que é raptado pela Abstergo (Templários da modernidade) e é levado aos seus laboratórios, isso porque eles sabem que ele tem um ancestral Assassino, no caso Altaïr e com isso eles também sabem que tem um artefato antigo dos Isus e para isso eles devem colocar o Desmond em uma máquina chamada Animus - que serve para ver as memórias dos ancestrais de um indivíduo através do DNA - com isso, Desmond "é levado" até a época dos cruzados e ver uma parte da vida de Altaïr até chegar onde está a peça do Éden, no caso é a Maçã do Éden, felizmente essa maçã foi perdida, mas logo no final do game é mostrado um mapa projetado por essa maçã mostrando localizações de outros pedaços do Éden, inclusive localidades onde se passariam outros jogos da franquia.
A partir do segundo jogo começa a Ubisoft começa a bolar o que seriam os Isu e a guerra entre os Assassinos e Templários modernos, no Assassin's Creed 2, Brotherhood e Revelations é mostrado o Desmond recebendo mensagens de membros da primeira civilização através do Ezio (Assassino Italiano) - o Ezio até recebeu o apelido de mensageiro por alguns fãs - essas mensagens eram relacionadas à um evento que ocorreu na época da Primeira Civilização, chamada de "Catástrofe do Toba" no qual praticamente todos os seres vivos morreram nesse evento. Pincelando levemente aqui, a Catástrofe do Toba foi uma explosão Solar que aniquilou uma boa parte dos Seres Vivos da época dos Isu (isso nos jogos, na vida real foi uma explosão de um Vulcão), e a mensagem dos Isus para o Desmond seria que novamente iria acontecer essa catástrofe na Terra, mais precisamente em 2012 (sim, a Ubisoft pegou aquela "previsão" dos Maias pro fim do mundo na época).
Desmond agora irá correr atrás de uma salvação para a Terra em Assassin's Creed 3, agora que Ezio não tem mais nada para mostrar para o Desmond, quem entra na história é Connor Kenway - um Assassino que viveu na Revolução Americana. O objetivo de Desmond nesse jogo é encontrar a chave de um Templo Isu para acessar um terminal que ativará um tipo de proteção contra a tempestade Solar e para isso Desmond deve utilizar o Animus para acessar as memórias de Connor e descobrir o sumiço da chave. [SPOILER] No final o Desmond morre porque ele encostou no terminal e ativou a proteção contra a tempestade, mas como resultado acabou levando a vida do personagem junto. [FECHA SPOILER]
A partir do Black Flag a história do tempo moderno acaba ficando sem jeito e talvez até um pouco confusas, Juno (uma das Isus e vilãs da franquia) tenta tomar o controle da humanidade, enquanto o Sábio que é a ''reencarnação'' do marido da Juno (sim, ele fica reencarnando de tempos em tempos e sempre mantendo a sua memória) tenta reviver a Juno.
Não falarei sobre a Layla por dois motivos, os dois jogos (quase três com o Valhalla) estão "novos" e ainda está cedo demais para saber do que se trata esse arco, o que posso dizer é que Layla encontra um dos personagens do Odyssey VIVO no tempo moderno e isso por causa de um artefato do Éden.
Então os jogos que seguem a linha temporal correta são:
- Assassin's Creed 1.
- Assassin's Creed 2.
- Assassin's Creed Brotherhood.
- Assassin's Creed Revelations.
- Assassin's Creed 3 (Aqui fecha o arco do Desmond).
- Assassin's Creed Black Flag.
- Assassin's Creed Unity.
- Assassin's Creed Rogue.
- Assassin's Creed Syndicate (Aqui fecha o arco dos personagens sem nome e sem rosto).
- Assassin's Creed Origins (Aqui abre o Arco da Layla).
- Assassin's Creed Odyssey.
- Assassin's Creed Valhalla.
Repare que eu não coloquei o Liberation, pois é Spin-Off da franquia. Também não coloquei os livros e HQs QUE FAZEM PARTE DA HISTÓRIA DA FRANQUIA (a maioria desses livros se passam no tempo moderno, para saber mais sobre estes livros é só ir lá na "Assassin's Creed Brasil #AcBr").
Ao lado irei colocar alguns artigos que irão agregar no entendimento desse texto: COMECEI A FRANQUIA AGORA, POR ONDE COMEÇO?, QUEM FORAM OS ISU?, ENTENDA O QUE É O ANIMUS, ANIMUS - DE ONDE VÊM ESSE NOME?.
Nenhum comentário:
Postar um comentário