quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Conheça o arsenal egípcio! Possíveis armas que poderão ser vistas em AC: ORIGINS

Como já foi dito na minha última postagem para a Masyaf News, o Antigo Egito não apenas influenciou culturalmente as civilizações pares, como Roma ou Grécia. O Egito é ainda uma fonte imprescindível para a constituição de nossas culturas, tendo influenciado a vivência de povos por milhares de anos.
Tendo em vista esta influência, não se pode deixar de ignorar o arsenal de tal nação. O setor militar dos egípcios foi fundamental para a constituição de futuros exércitos pelo mundo. O intuito desse post, portanto, não é analisar os armamentos testemunhados em quaisquer vídeos ou fontes de AC: Origins, mas apresentar o arsenal mais utilizado pela nação egípcia.

O KHOPESH

O khopesh era uma ferramenta exclusiva do exército egípcio, sendo utilizada como arma primária entre as unidades de infantaria entre 2500 e 1300 a.C., aproximadamente. Um híbrido de sabre e foice (ou até mesmo a evolução do machado de guerra), tinha dupla utilidade: além de causar ferimentos terríveis, podia ser presa ao escudo inimigo para puxá-lo e retirar a proteção de seu portador, facilitando a chacina. O khopesh era uma mestra das armas leves de infantaria e cavalaria: os faraós as utilizavam para exaltar sua glória (como esta da imagem abaixo, pertencente a Ramsés II) e até mesmo eram colocados com as mesmas em seus sarcófagos.

Khopesh utilizado por Ramsés II, exposta no Museu do Louvre (Paris).


A BIGA

As bigas são erroneamente assimiladas ao arsenal romano, devido à utilização de tais carros em jogos de arenas. Porém, é igualmente errôneo afirmar que sua origem é egípcia: os egípcios, na verdade, se basearam na tecnologia dos hicsos – que as utilizavam desde aproximadamente 2000 a.C. – para aperfeiçoar seus carros. As bigas egípcias eram mais resistentes e eficientes, sendo utilizadas em batalhas importantes como a travada contra os hititas em 1300 a.C., na chamada Batalha de Kadesh. Com a então recente domesticação dos cavalos, a biga foi utilizada em larga escala como carro militar, ao lado de cameleiros com khopeshes. Ao contrário dos cameleiros, porém, os bigueiros utilizavam arco e flecha, e mais tarde, os mortais arcos compostos.

Uma biga simples revestida em couro. Posteriormente, as bigas seriam revestidas de metal polido e com rodas curvas para aumentar a estabilidade.


O ARCO COMPOSTO

Outra arma utilizada em grande escala pelos egípcios foi o arco composto: dessa vez, a arma tinha influência dos hicsos, mas foi difundida pelo poderio do Egito. Ao contrário dos arcos ordinários, o arco composto era formado por diversas peças, dentre ossos de animais, tendões e madeira. Combinada às bigas, eram armas mortais e permitiam uma quase invulnerabilidade do exército egípcio. A arma foi também adotada pelos mongóis, romanos e otomanos, tendo sido aposentada por estes mais ou menos em 1826 d.C. – a última vez em que arcos foram utilizados no arsenal de um exército.

Arqueiro egípcio portando arco composto.


O TRIRREME

É claro que, com a predominância do Rio Nilo e porção do Mar Mediterrâneo, os egípcios aprenderam a construir frotas imponentes. Por sua vez, o principal tipo de embarcação egípcia foi utilizado também por quase todas as civilizações da antiguidade, como os fenícios, gregos, romanos, persas e cartagineses. Trata-se do trirreme, navio pesado que possuía três colunas de remadores (um sobre o outro). A abordagem do trirreme se baseva em duas: sua arma primária era o aríete, geralmente de bronze, que era utilizada para partir navios inimigos em abalroamentos velozes. A segunda abordagem constituía no ataque de soldados de infantaria do trirreme para o navio inimigo (como foi bem representado no filme “300: Ascensão do Império”). O aríete naval, como os jogadores de AC sabem, foi bem enfatizado em AC: IV e AC: Rogue. Os trirremes atenienses causaram aproximadamente 600 mil naufrágios apenas na Batalha de Salamina, contra os persas e fenícios. No Antigo Egito, os trirremes chegavam a medir 128 metros de comprimento em 210 a.C.

Representação artística de um trirreme romano abalroando o inimigo.


É claro que o arsenal dos egípcios foi tão amplo que é impossível listar um rol preciso de suas centenas de tipos de espadas, lanças, arcos e embarcações, sem contar ainda com a massiva hibridização de armas estrangeiras. Mesmo assim, é quase certo que as armas citadas acima serão bem exploradas em AC: Origins. Afinal, constituíram não apenas parte da nação egípcia, como definiram o que foi, em todos os sentidos, esta civilização.

Cássio Remus de Paula

Historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário