quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Revolução Francesa - inovação ou loucura?

Ambos, é claro. Não existe inovação sem loucura.
O que nos leva a esse importante contexto do AC Unity? Ora, não é pouca coisa. A Revolução Francesa rompeu com a Idade Moderna para dar origem à Idade Contemporânea.

Aquela história de que Maria Antonietta falou para os pobres comerem brioche é mentira. Conto, romantização. E o mais irônico é pensar que a França ainda se considera um país historicamente civilizado. Bem, se apagassem o século XVIII da História, talvez fosse possível.

Em 1789, a tensão era grande nas ruas de Paris e do resto da França. O povo, com fome, não resistiu em pegar em armas e conseguiu invadir a simbólica Bastilha, que era um forte real, símbolo da monarquia. Lá, os soldados não hesitaram em deixar o povo avançar. Afinal, eles eram povo também! Muitos se juntaram à causa dos civis, inclusive. Estava instaurado o caos.

O Rei Luís XVI e Maria Antonietta tentaram fugir, mas foram capturados e guilhotinados. Não estava tudo terminado, porém. Era só o começo. O povo se dividiu entre girondinos e jacobinos, gerando uma desenfreada guerra civil, marcada pela sanguinolência e execuções. O processo histórico seguinte à Revolução Francesa ficou conhecido como Período do Terror.

A famosa imagem representa a Liberdade conduzindo o povo, sob o famoso lema "liberdade, igualdade e fraternidade", de Delacroix (1830). Atualmente, a pintura está exposta no Museu do Louvre.

Cássio Remus de Paula - Historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário